sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um texto sobre o especismo, a pena e a covardia



      Muitos sempre perguntam pra mim: ''Você não come carne por ter dó dos bichinhos, é?!''Com certeza qualquer vegetariano já ouviu isso. Essa pra mim passa longe da melhor definição dos meus motivos pra ser vegana. Não que eu não goste dos animais, pelo contrário, gosto e principalmente os respeito muito.
      A maioria das pessoas nutre um carinho muito grande pelos animais de estimação, é raro uma casa sem um cachorro, um gato ou até um passarinho privado de liberdade em uma gaiola
      Minha mãe é uma pessoa ótima,ela come carne, assim como toda minha família que em parte é gaúcha (mais carne impossível), mas ela se recusa a comer qualquer parte exótica dos animais, como pés, mãos e cabeça. Ela tem nojo de sapos e até do hamster que eu tinha na infância. Ela é totalmente contra o maltrato de qualquer tipo de animal. Ela tem muita pena das baleias encalhadas na costa e detesta a caça, os rodeios e demais eventos envolvendo sofrimento animal.
      Dias atrás aconteceu uma coisa incrivelmente chata na casa de meus pais. Um gambazinho entrou no terreno e as cachorras que moram aqui acabaram o machucando e ele acabou sendo encontrado morto no gramado. Minha mãe foi a primeira a falar do sofrimento dele, a primeira a ter pena do gambá a primeira a lembrar dele depois de uns dias. Mas sim, ela continua comendo carne.
        Com esses exemplos eu quero que você visualize várias outras pessoas que você conhece que amam seus cachorros e a vida selvagem, mas não vêem a vaca, a galinha, o porco como um animal como todos os outros.
        Esse texto não falou sobre as empresas da carne, sobre os prejuízos ambientais e a saúde do consumo da mesma, apenas tentou mostrar esse especismo sem sentido tão presente em nossa cultura. Qualquer um que perceba isso com certeza não tem motivo melhor pra parar de comer carne.

Mas você humano que não entendeu esse texto e o achou sem sentido e quer continuar a bater no peito e se dizer carnívoro, trate de começar a caçar suas próprias presas sem distinção de raça e pare de ser covarde a ponto de mandar matarem sua comida pra você não ter que fazer o trabalho sujo, que é claro, dificilmente você conseguiria.

Um comentário: